Treinamento funcional: conheça mais sobre a modalidade e seus benefícios!

nov 28, 2017 Blog

Treinamento funcional: conheça mais sobre a modalidade e seus benefícios!

Personal Trainer Guarulhos

Procurando uma atividade dinâmica, que exercite diversos músculos ao mesmo tempo e que ainda pode desenvolver outras capacidades físicas além da força, tais como: coordenação, equilíbrio e flexibilidade?

Então o treinamento funcional pode ser a atividade certa para você!

O treinamento funcional tem como objetivo melhorar a capacidade funcional, isto é, desenvolver a habilidade do indivíduo para que ele possa realizar as atividades do dia-a-dia com eficiência e independência.

Um dos pressupostos para a prescrição do treinamento funcional é pensar em movimento de forma integrada e não em músculos isolados. Dessa forma, trabalhamos com exercícios como agachamentos, saltos, corridas, puxadas… sempre respeitando a individualidade e progredindo a dificuldade dos exercícios de acordo com a evolução de cada aluno.

Para a realização dos treinos, utilizamos o peso corporal, além de faixas elásticas, cordas, cones, pesos livres, bolas e outros equipamentos que permitem o aluno desenvolver consciência corporal, além de força, velocidade, coordenação, potência, agilidade, equilíbrio e flexibilidade.

Quem pode praticar treinamento funcional?

Por respeitar a individualidade, buscando sempre a melhora do movimento de cada indivíduo, o treinamento funcional pode ser praticado por pessoas de todas as idades, desde pessoas que estão querendo sair do sedentarismo até atletas que queiram melhorar sua performance e prevenir lesões.

Qual a frequência ideal para a prática?

Isso dependerá de pessoa para pessoa. O recomendado é realizar no mínimo 2x/semana. Mas cada caso deverá ser avaliado pelo profissional que irá prescrever o treino.

Onde treinar?

Atualmente é comum encontrar profissionais de educação física que orientam a modalidade em parques, praças ou até mesmo na residência das pessoas. Além disso, a maioria das academias implementou o treino funcional na grade de aulas, sendo que algumas academias vem se especializando, oferecendo apenas o serviço de treinamento funcional.

Dessa forma, o treinamento funcional é uma boa escolha para quem procura qualidade de vida, melhora geral das suas capacidades físicas e até mesmo melhora de performance atlética e prevenção de dores e lesões.

OBS: Se você reside na cidade de Guarulhos ou São Paulo e está procurando por treinamento funcional totalmente personalizado e individualizado, entre em contato pelos comentários ou pelo e-mail: claudiakanashiro@gmail.com e saiba mais sobre o serviço de personal training.