Osteopatia pediátrica

mar 23, 2023 Blog

Osteopatia pediátrica

Entre os dias 09 e 12 de Março, a fisioterapeuta Cláudia Kanashiro esteve em São José do Rio Preto/SP para participar do curso de Osteopatia Pediátrica ministrado pelos osteopatas Adalberto Kfouri Filho (D.O.) e Vitor Sabadoto (D.O).

turma de osteopatia pediátrica
16a turma do curso de Osteopatia Pediátrica – IDOT
A osteopatia em pediatria é uma área que vem em constante crescimento e vem ganhando reconhecimento de outros profissionais da saúde.

Algumas disfunções que a Osteopatia pode contribuir no tratamento:

  • Torcicolo
  • Assimetrias cranianas (“cabecinha torta”/plagiocefalia)
  • Dificuldades na amamentação
  • Dificuldades no sono
  • Cólica
  • Disquesia (dificuldade para defecar)
  • Atraso em desenvolvimento motor

Esse foi o primeiro curso na área de pediatria que a fisioterapeuta Cláudia Kanashiro participou. Um curso híbrido com aulas e mentorias online e em São José do Rio Preto foi realizada a parte prática, com atendimento de pacientes com queixas reais.

Veja o que Cláudia comentou após o curso:

“Tenho recebido contato de diversas famílias procurando tratamento para seus bebês e crianças e por isso decidi que deveria procurar mais conhecimento para poder tratar com segurança esse “novo tipo” de paciente. O bebê não é um adulto em miniatura, há particularidades anatômicas, de desenvolvimento e também temos que observar o ambiente ao qual ele está inserido. Tocar um paciente é sempre uma responsabilidade e para poder atender esses pequenos acredito que preciso de mais estudos… esse curso foi o começo dessa jornada!”

Professores de osteopatia pediátrica e Cláudia Kanashiro
Cláudia Kanashiro com os professores Adalberto e Vitor

Para agendar seu horário de Fisioterapia e Osteopatia em Guarulhos, envie uma mensagem no WhatsApp: (11) 99888-4008.

Consultório de fisioterapia individualizada: ortopedia, trauma e esportiva. Reabilitação e Prevenção de lesões, Recovery para atletas, Osteopatia.

Siga nas redes sociais Facebook Instagram para ficar sabendo de todas as novidades.


Cláudia Kanashiro é fisioterapeuta formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP Baixada Santista). Formou-se também em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP Rio Claro) e Osteopatia no Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual (IDOT Sorocaba/São Paulo). Atualmente atende na cidade de Guarulhos e possui programas de Reabilitação, Recovery e Osteopatia.