Osteopatia: quem pode atuar como osteopata?

ago 9, 2021 Blog

Osteopatia: quem pode atuar como osteopata?

A Osteopatia foi criada pelo médico americano Andrew Taylor Still (1828-1917) por volta de 1875, sendo a primeira escola de Osteopatia, a American School of Osteopathy, fundada em 1892 na cidade de Kirsksville no estado de Misouri.

O licenciamento dos médicos osteopatas começou em 1897 nos EUA e o reconhecimento dos osteopatas como profissionais de saúde independentes teve início na Austrália em 1978.

Atualmente há duas denominações no mundo para quem atua com a osteopatia: médico osteopata e profissional osteopata.

 O médico osteopata é o profissional com formação em medicina tradicional, mas que também pratica o diagnóstico e o tratamento da medicina osteopática.

O profissional osteopata, por sua vez, é o profissional que atingiu a formação acadêmica e profissional em seu país para praticar o diagnóstico e tratamento osteopático. O trabalho do osteopata, diferentemente do médico osteopata, não envolve farmacologia, cirurgia e tampouco outras atribuições da medicina.

Duas organizações foram criadas para ajudar na padronização do ensino e da prática osteopática no mundo: a International Osteopathic Alliance (OIA) e a World Osteopathic Health Organization (WOHO).

Apesar dessas organizações existirem, a osteopatia é regulamentada no mundo conforme as legislações de cada país.

Na França, por exemplo, a Osteopatia foi reconhecida como profissão em 2002 e regulamentada em 2007, ano em que passou a ser autorizados a se formar em Osteopatia todos os profissionais que tiverem título em medicina, fisioterapia e enfermagem.

Na Alemanha há o reconhecimento da profissão, porém não há regulamentação. Existem osteopatas e médicos osteopatas atuando no país.

Na Austrália a Osteopatia é uma profissão reconhecida e regulamentada, sendo que desde 1995 o curso é integral com duração de 5 anos.

No Brasil a Osteopatia é reconhecida como uma especialidade da fisioterapia e da medicina, porém ainda não está regulamentada. A formação do fisioterapeuta osteopata leva em média 4 a 5 anos após a formação em fisioterapia.


Baseado no livro “Osteopatia – um conceito global e integrativo” (Gustavo Luiz Bortolazzo, Hugo Pasin Neto e Eduardo Silveira Bicalho – Editora dos Editores, 2020).

Clique aqui e confira a entrevista para o canal Saúde Integrativa sobre Osteopatia

Mais informações sobre a formação de Osteopatia no Brasil


Para agendar seu horário de Osteopatia em Guarulhos, envie uma mensagem no WhatsApp: (11) 99888-4008.

Consultório de fisioterapia individualizada: ortopedia, trauma e esportiva. Reabilitação e Prevenção de lesões, Recovery para atletas, Osteopatia.

Siga nas redes sociais Facebook Instagram para ficar sabendo de todas as novidades.


Cláudia Kanashiro é fisioterapeuta formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP Baixada Santista). Formou-se também em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP Rio Claro) e Osteopatia no Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual (IDOT Sorocaba/São Paulo). Atualmente atende na cidade de Guarulhos e possui programas de Reabilitação, Recovery e Osteopatia.