Lesões no Karate (parte final)

jun 17, 2020 Blog

Lesões no Karate (parte final)

karate

Nesta última parte da série sobre lesões no Karate, iremos discutir o papel do fisioterapeuta esportivo e os recursos utilizados para tratamento e prevenção de lesões.

Por um bom tempo a fisioterapia ficou conhecida apenas pelo seu papel reabilitador, sendo recomendada ou procurada apenas após um trauma ou cirurgia, tendo com objetivo de restaurar as funções perdidas pelo paciente.

Atualmente a fisioterapia tem apresentado um importante papel também na prevenção de lesões e é a linha que mais tenho seguido em meus atendimentos.

Através de avaliação fisioterapêutica conseguimos detectar movimentos anormais, restrição de mobilidade articular, tensões em tecidos moles e outros fatores que podem contribuir para o surgimento de dores e lesões.

Minha atuação como fisioterapeuta tem como objetivo melhorar a recuperação pós-treinos, diminuir processos inflamatórios, diminuir dor, diminuir deficiências e desequilíbrios apresentados pelos atletas, mantendo-os o mais longe possível de lesões e o maior tempo possível apresentando-se em condições físicas ótimas para treinos e competições.

Caso o atleta já apresente alguma lesão, a reabilitação é feita para que o atleta possa voltar às suas melhores condições no menor tempo possível e com a especificidade do esporte sendo abordada nas sessões de fisioterapia.

Recursos utilizados na minha prática clínica:

  • Exercícios preventivos
  • Manipulação de tecidos moles
  • Mobilizações articulares
  • Bandagens
  • Recursos eletrofísicos
  • Recovery
  • Osteopatia
Exercícios preventivos

Os exercícios utilizados na sessões de fisioterapia tem como objetivos: desenvolver mobilidade em articulações que estão apresentando déficit; desenvolver estabilidade do tronco e articulações para melhor produção de força e movimentos mais harmônicos; diminuir desequilíbrios musculares; aumentar flexibilidade e corrigir déficits que foram diagnosticados durante avaliação.

fisioterapia reabilitação guarulhos
Manipulação de tecidos moles (liberação miofascial manual, instrumental e ventosa)

A manipulação de tecidos moles é fundamental para os praticantes de exercícios físicos. Ela é diferente das massagens relaxantes e tem como objetivo estimular a formação de fibroblastos e orientar a formação das fibras que revestem os músculos e tendões (fáscias) através de instrumentos ou através das mãos do fisioterapeuta. Além disso, pode promover aumento do fluxo sanguíneo local, diminuindo dor e tensão muscular localizada.

ventosa guarulhos
Mobilizações articulares

Algumas dores articulares são geradas por pequenas falhas posicionais da articulação, e sozinho a pessoa não consegue corrigir essas falhas, nem mesmo com exercícios de mobilidade articular.

Desse forma, durante as técnicas de mobilizações articulares, o fisioterapeuta promove pequenos deslizamentos articulares procurando “realinhar” a articulação. Durante o uso da técnica é comum associar movimentos ativos do paciente e espera-se melhora imediata de seus sintomas dolorosos e melhora da mobilidade.

Bandagens

Muito popular entre atletas de diversas modalidades, as bandagens coloridas (conhecidas como Kinesiotape) são bastante utilizadas como auxiliares nos tratamentos fisioterapêuticos.

O método e a fita foram criados na década de 70 por Kenzo Kase (quiropraxista japonês) com objetivo de dar suporte às articulações e músculos sem limitar a amplitude de movimento como faziam as bandagens esportivas e ataduras da época.

A Kinesiotape pode ser aplicada desde os estágios agudos de lesão (auxiliando na drenagem linfática para redução de edemas) até os estágios mais tardios (dando suporte às articulações, tendões e músculos), sendo assim indicada nas diversas etapas da reabilitação.

Outra bandagem que vem se tornando popular é a Dynamic Tape, que possui propriedades únicas, diferentes da Kinesiotape, apresentando um estiramento de 200%. O objetivo da aplicação dessa bandagem é gerar vantagem mecânica para o paciente, aliviando dores articulares, tendíneas e musculares, sem restringir o movimento.

Importante salientar que essas bandagens não possuem nenhum tipo de medicamento em suas composições e o seu uso deve proporcionar melhora imediata dos sintomas apresentados pelo paciente.

Para sua utilização, uma boa avaliação fisioterapêutica deve ser realizada e o uso da bandagem não deve substituir a utilização de outras técnicas, visto que o uso da bandagem deve ser um coadjuvante do tratamento.

kinesiotape bandagem guarulhos
Recursos eletrofísicos

A eletroterapia é um recurso muito utilizado nos tratamentos da fisioterapia nos mais diversos tipos de lesões. Essa técnica utiliza correntes elétricas de baixa intensidade que são aplicados diretamente na pele através de eletrodo, produzindo efeitos terapêuticos como analgesia. Existem outros aparelhos com o ultrassom terapêutico e o laser terapêutico utilizados com objetivo de acelerar o processo inflamatório e a cicatrização de tecidos.

fisioterapia esportiva guarulhos
Recovery: aceleração da recuperação pós-treino

Através de combinação de técnicas manuais e aparelhos terapêuticos conseguimos auxiliar o corpo a se recuperar de maneira mais rápida após os estímulos do treino, promovendo aumento da circulação sanguínea, diminuição da tensão muscular e favorecendo a regeneração dos tecidos.

recovery fisioterapa esportiva guarulhos
Osteopatia

É um sistema de tratamento que visa proporcionar o equilíbrio do nosso corpo, que possui seus próprios meios para reagir às doenças (auto-cura). A osteopatia está fundamentada no conceito de que todas as partes e sistemas do corpo humano funcionam de maneira integrada, e é indicada no tratamento nas mais diversas disfunções do corpo humano, seja ela de origem músculo esquelética, craniana ou de vísceras e órgãos internos.

Através de avaliações e do toque manual do fisioterapeuta são encontradas e corrigidas disfunções nos mais diversos sistemas corporais, promovendo o equilíbrio do nosso corpo.

osteopatia guarulhos

Essa foi a última parte deste tema. Siga nas redes sociais Facebook e Instagram para ficar sabendo de todas as novidades.


Cláudia Kanashiro é fisioterapeuta formada pela UNIFESP. Formou-se também em Educação Física na UNESP e Osteopatia no IDOT. Atualmente atende fisioterapia, reabilitação, recovery e osteopatia na cidade de Guarulhos.

Outros artigos interessantes:

Conheça os serviços oferecidos: Programas de fisioterapia

Consultório de fisioterapia em Guarulhos. Atendimentos individuais.

Contato WhatsApp: (11) 99888-4008.