Vai começar a correr? Não cometa esses erros
A corrida de rua é um dos esportes que ganha cada vez mais adeptos, afinal basta colocar um tênis e sair correndo pelas ruas, certo? É ai que as pessoas se enganam. Por ser um dos movimentos naturais do nosso corpo, não é necessário um professor te ensinar a correr, porém para treinar e não se machucar, alguns cuidados precisam ser tomados.
Em um bate-papo com o professor Yuri Cardoso, personal trainer pós-graduado em treinamento esportivo e especialista em prescrição de treino de corrida, listamos 4 erros frequentes que os iniciantes na corrida de rua cometem.
Erro 1: não controlar distância, intensidade e não alternar dias de treino e repouso.
Essas são variáveis da chamada “periodização”. Para se ter bons resultados e evitar lesões, é fundamental controlar as variáveis do treinamento. Durante o treino, uma sobrecarga é imposta ao nosso corpo, que necessitará de um repouso adequado para se recuperar e ficar mais forte. Dessa forma, a dose da sobrecarga precisa ser calibrada para que ao invés de ficar mais condicionado, você acabe machucado.
Erro 2: não realizar fortalecimento muscular.
Não importa se você vai escolher a musculação, o pilates ou o funcional, o treino de força é fundamental para que você não se lesione. Uma musculatura mais forte fará você correr mais e melhor, absorvendo o impacto e protegendo suas articulações.
Erro 3: não se atentar a técnica da corrida.
Ter uma boa técnica de corrida pode te salvar de lesões e também fazer você ser mais rápido. Existem educativos como Skipping, Hopserlauf e Anfersen que podem ser incluídos no seu aquecimento ou nos dias de fortalecimento muscular e que irão te ajudar a ter uma técnica mais próxima da biomecânica ideal da corrida.
Erro 4: achar que o calçado mais caro é o ideal para o treino.
Existem diversas marcas de tênis que prometem amortecimento, correção de pisada, melhora da performance etc. Para escolher o seu tênis de corrida, o conselho é ir até uma loja, experimentar o tênis e escolher o que você se sinta o mais confortável. Não escolha o tênis da moda ou o que o vendedor quer que você leve, priorize o conforto.
Para finalizar, o atleta elite amador Max Costa (especialista em provas longas) nos contou que é importante também se atentar ao tipo de piso dos treinos, alternar terrenos duros (como o asfalto) com pistas de terra e gramado é de grande valia para evitar-se as lesões por sobrecarga.
A corrida é um esporte muito agradável e desafiador, mas procure orientação profissional para ter longevidade na prática e também melhores resultados.
Siga nas redes sociais Facebook e Instagram para ficar sabendo de todas as novidades.
Cláudia Kanashiro é fisioterapeuta formada pela UNIFESP. Formou-se também em Educação Física na UNESP e Osteopatia no IDOT. Atualmente atende fisioterapia, reabilitação, recovery e osteopatia na cidade de Guarulhos.
Outros artigos interessantes:
- Benefícios do Recovery
- Conheça a Osteopatia
- Mantenha-se longe das lesões
- Alongamento: quando realizar?
- Dor no joelho: praticar ou não esportes?
Conheça os serviços oferecidos: Programas de fisioterapia
Consultório de fisioterapia em Guarulhos. Atendimentos individuais.
Contato WhatsApp: (11) 99888-4008.