Recursos utilizados na fisioterapia: Dry needling
O dry needling ou agulhamento à seco é uma técnica relativamente nova e utiliza as agulhas de acupuntura para desativar pontos-gatilho de músculos, promovendo alívio de tensão muscular, dores miofasciais e dores articulares.
Desenvolvidos na miofáscia, principalmente no ponto mais central do ventre muscular, os pontos-gatilho podem ser palpados logo abaixo da pele em locais específicos, apresentando característica dolorosa.
Em outras palavras, os pontos-gatilho ou trigger points são pontos de alta irritabilidade localizados na nossa musculatura e sensíveis à palpação, sendo muito comum o paciente relatar dor em forma de agulhada quando pressionamos esses pontos.
Embora existam algumas semelhanças entre os pontos-gatilho e os pontos de acupuntura, eles não são equivalentes. Assim como a técnica de dry needling não equivale à técnica da acupuntura.
Como funciona o dry needling?
Os pontos-gatilho provocam alterações químicas intracelulares, tais como: isquemia local, produção elevada de agentes inflamatórios que estimulam fibras nociceptivas (dor), deficiência na recaptação de cálcio gerando crise de energia e fadiga.
A agulha causa rupturas mínimas nas fibras musculares, estimulando o sistema nervoso central a promover uma resposta de cicatrização, que automaticamente envia sangue ao local do agulhamento, melhorando a circulação e oxigenação local, desfazendo o ponto-gatilho e consequentemente causando o relaxamento da musculatura. Além disso, o estímulo mecânico da agulha já contribui para a desativação dos pontos de tensão.
Quais são os passos do procedimento?
- Os pontos-gatilho são identificados através da palpação dos músculos;
- A pele é higienizada;
- A agulha é introduzida, podendo ser mantida ou movimentada até que ocorra a liberação do ponto-gatilho;
- Retirada da agulha;
- Pequena ativação e alongamento do músculo-alvo;
- Alívio da dor.
Possíveis indicações para o uso do dry needling:
- Dores miofasciais;
- Dores articulares;
- Tendinites;
- Cervicalgia;
- Lombalgia;
- Dorsalgia;
- Dores tensionais.
(Lembrando que cada caso é único e deve ser avaliado por um profissional que indicará ou não o uso da técnica)
Principais contra-indicações para o uso da técnica:
- Lesões na pele;
- Alterações de sensibilidade;
- Infecções;
- Pacientes que possuem fobia de agulhas;
- Pacientes com dificuldades de cicatrização e que fazem uso de anticoagulantes.
Você acha que está precisando do dry needling para aliviar suas dores? Entre em contato e agende sua avaliação! Atendimentos de fisioterapia e treinamento personalizados em Guarulhos!