Recursos utilizados na fisioterapia: Terapia Manual

dez 6, 2017 Blog

Recursos utilizados na fisioterapia: Terapia Manual

Fisioterapia Guarulhos

A terapia manual é um grande recurso da fisioterapia, sendo uma especialidade na qual o fisioterapeuta utiliza-se apenas  de suas mãos para avaliar e tratar o paciente.

O fisioterapeuta que se utiliza de técnicas de terapia manual avalia e identifica disfunções articulares, musculares e/ou fasciais e procura corrigir essas alterações para que o paciente apresente melhora de possíveis sintomas como, por exemplo, restrição de movimento e dor.

Principais técnicas utilizadas em nossos tratamentos: Manipulação Miofascial, Mulligan e Osteopatia.

Manipulação Miofascial

É uma técnica de terapia manual em que se objetiva diminuir tensões musculares, proporcionando melhor deslizamento e elasticidade das fáscias (tecido conjuntivo que envolve nosso corpo, sendo a miofáscia o tecido que envolve os músculos), aumentando a circulação sanguínea local e promovendo diminuição de dores musculares e articulares.

Mulligan

Esse conceito de tratamento parte do princípio que as dores articulares são geradas por falhas posicionais da articulação, desse forma, durante a técnica o fisioterapeuta promove pequenos deslizamentos articulares procurando “realinhar” a articulação. Durante o uso da técnica é comum associar movimentos ativos do paciente e espera-se melhora imediata de seus sintomas dolorosos e melhora da mobilidade.

Osteopatia

É um sistema de tratamento que visa proporcionar o equilíbrio do nosso corpo, que possui seus próprios meios para reagir às doenças (auto-cura). A osteopatia está fundamentada no conceito de que todas as partes e sistemas do corpo humano funcionam de maneira integrada, e é indicada no tratamento nas mais diversas disfunções do corpo humano, seja ela de origem músculo esquelética, craniana ou de vísceras e órgãos internos.