Recovery boots: como funcionam as botas de compressão?
As botas de compressão pneumáticas podem ser utilizadas para a recuperação da musculatura após treinos intensos ou como parte da reabilitação.
Mas como as terapias de compressão conseguem ajudar a reduzir a dor muscular, fadiga e diminuir o inchaço?
Estimulando a drenagem linfática.
O sistema linfático é uma rede de capilares compostos de células que funcionam como uma válvula unidirecional e aberta, criando um efeito esponjoso e permitindo a entrada de linfa, a partir da pressão intersticial quando o líquido se acumula no tecido.
Através da drenagem linfática, ocorre o transporte e remoção de substâncias não necessárias para o nosso corpo.
Para ajudar a mover esse fluido com mais eficiência e liberar os resíduos acumulados das células, as botas de compressão oferecem uma pressão de forma distal para proximal.
Essa pressão distal mais alta ajuda a impedir o refluxo, o que pode ser um problema em série se a linfa não puder progredir normalmente através do sistema linfático e causar problemas relacionados ao edema.
Dessa forma, a bota de compressão fornece pressão consistente e o movimento adequado de fluidos, permitindo maior circulação sanguínea e retorno venoso.
Veja alguns dos benefícios de utilizar a bota de compressão:
• Melhorar a circulação
• Redução de edema
• Captação linfática aprimorada
• Recuperação pós-treino acelerada
• Diminuição da sensação de fadiga muscular.
Veja como funciona o nosso programa Recovery para atletas.
Cláudia Kanashiro é fisioterapeuta formada pela UNIFESP. Formou-se também em Educação Física na UNESP e Osteopatia no IDOT. Atualmente atende fisioterapia, reabilitação, recovery e osteopatia na cidade de Guarulhos.
Conheça os serviços oferecidos: Programas de fisioterapia.
Consulte os horários disponíveis pelo WhatsApp: (11) 99888-4008.