Osteopatia: seleção de posts do Instagram

fev 18, 2019 Blog

Osteopatia: seleção de posts do Instagram

Com o propósito de trazer mais informações às pessoas sobre os benefícios e possibilidades de tratamento com osteopatia, selecionei os últimos posts no Instagram que fiz sobre o assunto.

Muitas pessoas sentem incômodo na região alta das costas, porém acabam se acostumando com esse incômodo.

Você sabia que esse incômodo na região torácica pode estar ligada a disfunções de suas vísceras?!

O sistema nervoso autônomo simpático que regula funções viscerais tem origem na coluna torácica e coluna lombar alta (T1 a L2).

Uma disfunção em víscera como fígado e estômago, por exemplo, pode gerar dor na coluna torácica na região entre as escápulas pela via viscero-somática.

É possível também que uma disfunção na região torácica média (T6 a T9) gere sintomas em algumas vísceras pela via somato-visceral.

O fisioterapeuta osteopata é capaz de avaliar e tratar esses sintomas através do contato manual, sendo um tratamento eficaz sem uso de medicamentos para o tratamento de dor.

“Eu tinha dor de cabeça, ai tomei remédio e melhorou. Mas ai comecei a sentir dor no estômago…”.

Esse tipo de história é muito comum de ser ouvida: tratar sintomas com remédios e à partir dai sofrer com efeitos colaterais.

A osteopatia pode ser uma boa opção para quem sofre de dores de cabeça crônica.

Através de avaliação específica, o osteopata é capaz de identificar disfunções no corpo que estão levando ao surgimento dos sintomas e/ou impedindo que seu corpo encontre o equilíbrio para se curar.

Algumas das causas de dor de cabeça que podem ser identificadas: tensão muscular no pescoço ou face; alterações de fluxo sanguíneo e outros fluidos, tensão em ossos do crânio e tecidos adjacentes.

Você já ouviu que a dor no seu joelho é por causa do seu sobrepeso ou por causa da idade? Mas se somente um dos joelhos dói, isso faz sentido para você?

Para um fisioterapeuta osteopata esse tipo de afirmação não faz o menor sentido.

O osteopata realiza uma série de avaliações para procurar a verdadeira causa da dor estar no joelho, e muitas vezes a dor está relacionada com disfunções no quadril ou no tornozelo. Você sabia disso?

O objetivo do tratamento osteopático é tratar o paciente como um todo, de forma totalmente personalizada.

Duas pessoas podem ter o mesmo tipo de sintomas e/ou lesão, mas a causa deles pode não ser a mesma.

Sendo assim, não há “receita de bolo” ou protocolos pré-estabelecidos no tratamento osteopático. O osteopata irá estimular o reequilíbrio que o corpo do paciente necessita para se curar.

Você tem ou conhece alguém que tenha problemas na ATM? ATM é uma sigla para a Articulação Temporomandibular, uma articulação que você usa para mastigar e falar, por exemplo.

É muito comum pessoas terem dor, dificuldade para abrir ou fechar a boca e até zumbidos devido a disfunção na ATM.

A osteopatia possui técnicas próprias para detectar a causa do problema e tratá-la.

Agende sua avaliação pelo WhatsApp: (11) 99846-8134. Atendimentos na cidade de Guarulhos.

CONHEÇA NOSSOS PROGRAMAS DE FISIOTERAPIA:
  • CKFisio Recovery para atletas: Liberação miofascial, botas de compressão (recovery pump), eletroestimulação, dry needling.
  • CKFisio Reabilitação – ortopedia e trauma (tendinite, bursite, lombalagia, hérnia de disco, artrose, lesão ligamentar, entorse, cervicalgia, epicondilite, entre outros).
  • CKFisio Tratamento de Dor – Técnicas de Osteopatia e Terapia Manual para tratamento de dor geral (dor na coluna vertebral, dores articulares, dores musculares, tendinites, dor de cabeça, problemas gastrointestinais, dor em ATM, entre outros).
CONHEÇA AS TÉCNICAS UTILIZADAS EM NOSSOS PROGRAMAS DE FISIOTERAPIA: