Mantenha-se longe de lesões – 4 dicas (fisioterapia

set 4, 2018 Blog

Mantenha-se longe de lesões – 4 dicas (fisioterapia

A prática de esportes pode trazer inúmeros benefícios, mas também pode acarretar em dores e lesões. Leia este artigo para saber 4 erros que você pode estar cometendo e contribuindo para o surgimento de lesões. Texto por Cláudia Kanashiro – Fisioterapia Guarulhos.

4 erros comuns e que levam à lesões esportivas:

1. Não aquecer

O aquecimento antes do treino principal é fundamental para preparar músculos e articulações para os exercícios e às cargas que serão impostas. Exercícios que aumentem a temperatura corporal, alongamentos dinâmicos, exercícios de mobilidade articular e ativação da musculatura estabilizadora são fundamentais nesta parte do treino.

2. Não controlar volume/intensidade

Muitas pessoas não procuram orientação profissional (profissional de Ed. Física) para a prescrição do exercício físico. Existem alguns pontos fundamentais na periodização do treinamento tais como volume e intensidade que influenciam diretamente na performance ou no surgimento de lesões para o praticante.

3. Recuperação e sono

Assim como o volume e intensidade, a recuperação é muito importante pois é nessa fase que o corpo é “reconstruído” e fica mais forte. Não ter uma recuperação adequada e sono reparador significa não tirar proveito de todo o esforço realizado nos treinos e o pior, pode ocasionar no aparecimento de lesões, já que o corpo não consegue se recuperar entre um treino e outro.

A fisioterapia possui recursos que podem te auxiliar a ter uma recuperação mais rápida: crioterapia, bota de compressão pneumática, massagem, liberação miofascial, dry needling e eletroestimulação são alguns desses recursos.

(Entre em contato pelo whatsapp: 11 99846-8134 e conheça nosso programa Recovery, desenvolvido justamente para acelerar essa recuperação entre treinos e campeonatos)

4. Nutrição

Esse ponto também é fundamental. Assim como um carro precisa de combustível para se locomover, nosso corpo também precisa de um combustível. Se você possui carro, duvido que coloca combustível de baixa qualidade/adulterado nele. O mesmo deve acontecer com a “máquina” em que você vive: seu corpo.

E ai você tem cometido algum desses erros? Cuide-se e siga essas dicas para prevenir lesões, manter performance e ter longevidade no esporte.

Você pode nos encontrar no Instagram e no Facebook: @ckfisio.personal

CONHEÇA OS NOSSOS SERVIÇOS:

  • Recovery para atletas
  • Reabilitação – ortopedia e trauma
  • Prevenção de lesões
  • Terapia manual para tratamento de dor (dor na coluna vertebral, dores articulares, dores musculares, tendinites, dor de cabeça, problemas gastrointestinais, dor em ATM, entre outros)

TÉCNICAS UTILIZADAS NAS SESSÕES DE FISIOTERAPIA:

– Liberação Miofascial Manual e Instrumental (Ventosa e Mioblaster)
– Exercícios Terapêuticos
– Bandagens Elásticas: Kinesiotape e Dynamic Tape
Agende sua consulta por Whatsapp: (11) 99846-8134.

Local de atendimento: CT GARRA.

Rua Soldado Adão Wojcik, 39 no Jardim Maia (próximo ao Bosque Maia) em Guarulhos.