Fortalecimento para atletas: 5 regras que você deve obedecer!

nov 23, 2018 Blog

Fortalecimento para atletas: 5 regras que você deve obedecer!

O post de hoje é para você que pratica algum esporte e quer saber mais sobre fortalecimento e prevenção de lesões.

Um programa de treinamento de força é muito importante para atletas de diversas modalidades. Saber montar um bom treino de força pode fazer a diferença na performance esportiva.

Para elaborar esse tipo de treino deve-se levar em consideração diversos fatores e para garantir uma adaptação anatômica adequada e prevenir lesões, 5 regras precisam ser respeitadas.

1. Desenvolva mobilidade articular

A maioria dos exercícios para treinamento de força usa movimentos que englobam as principais articulações, uma boa mobilidade evita tensão excessiva, dor articular e lesões por estresse.

2. Desenvolva os tendões para suportar a tensão

A força muscular se desenvolve mais rapidamente que a força nos tendões e ligamentos. Os tendões e ligamentos fortalecem-se durante o período de adaptação anatômica do treinamento. Sem uma adaptação adequada, o treino vigoroso de força pode causar danos aos tendões e ligamentos.

3. Desenvolva força nos músculos do tronco (CORE)

A força dos braços e pernas é proporcional a do tronco. Um tronco fraco é um apoio fraco para membros que necessitam realizar um trabalho árduo. Sendo assim, os programas de treinamento de força devem primeiro reforçar os músculos centrais antes de avançarem para os membros.

Muitos atletas se queixam de dores na região lombar, a melhor proteção contra esse problema é o desenvolvimento dos músculos dorsais e abdominais (CORE).

4. Desenvolva os músculos estabilizadores

Os grandes músculos funcionam mais eficientemente com os músculos estabilizadores bem desenvolvidos. Os músculos estabilizadores agem principalmente de forma isométrica para restringir um membro, de forma que outra parte do corpo possa agir.

Músculos estabilizadores mal desenvolvidos podem prejudicar a atividade dos músculos principais: quando em estresse crônico, os estabilizadores entram em espasmo, restringindo os músculos motores primários e diminuindo a performance esportiva.

Dê atenção aos estabilizadores de tronco (CORE), quadril e ombro, conforme a especificidade de sua modalidade.

5. Treine os movimentos e não os músculos isoladamente

As habilidades atléticas são movimentos de múltiplas articulações que ocorrem em uma determinada sequência, isto é, uma cadeia de movimentos. A finalidade do treinamento de força nos esportes é simular as habilidades esportivas. Os atletas devem resistir à tentação de treinar os músculos isoladamente como no fisiculturismo (exceto em algumas condições e também ao ciclo da periodização).

Quando os atletas treinam um movimento, os músculos são integrados e reforçados para executarem a ação om maior força. Portanto, os atletas não devem se ater apenas ao treinamento com pesos, devem incorporar outros recursos que tornem o treino funcional e específico para sua modalidade.


Gostou dessas informações? Você tem seguido as regras? Deixe seu comentário, vou gostar de saber!

Siga nas redes sociais e fique por dentro das novidades: Facebook e Instagram.

 Saiba mais sobre as técnicas utilizadas na Fisioterapia:

– Liberação Miofascial Manual e Instrumental (Ventosa e Mioblaster)
– Exercícios Terapêuticos
– Bandagens Elásticas: Kinesiotape e Dynamic Tape

Programas oferecidos de Fisioterapia em Guarulhos:

  • Recovery para atletas
  • Reabilitação – ortopedia e trauma
  • Prevenção de lesões
  • Terapia manual para tratamento de dor (dor na coluna vertebral, dores articulares, dores musculares, tendinites, dor de cabeça, problemas gastrointestinais, dor em ATM, entre outros)

Local de atendimento:  CT GARRA – Rua Soldado Adão Wojcik, 39 no Jardim Maia (próximo ao Bosque Maia) em Guarulhos.

Agende seu horário pelo whatsapp: (11) 99846-8134.