Fisioterapia esportiva – Prevenção de lesões

nov 4, 2020 Blog

Fisioterapia esportiva – Prevenção de lesões

É fato que a ciência tem avançado e cada vez mais vem auxiliando a área da saúde, refletindo diretamente nos métodos de tratamento e prevenção de lesões relacionadas a fisioterapia esportiva.

Mas mesmo com o avanço da tecnologia, as lesões esportivas e ortopédicas continuam ocorrendo.

Isso ocorre pois prevenir lesões relacionadas ao esporte é uma tarefa complexa, já que a causa é multifatorial: envolve não somente os aspectos físicos, mas também aspectos sociais, psicológicos e emocionais.

Fatores de risco

Por um bom período identificar e corrigir (ou minimizar) os fatores de risco relacionados ao surgimento das lesões eram as ferramentas que tínhamos na fisioterapia como prevenção.

Interação entre os fatores e o modelo biopsicossocial

Um modelo mais atual utilizado para a tentativa de predição e prevenção de lesões esportivas, entender que as lesões ocorrem através de uma série de fatores que interagem entre si.

Identificar esses fatores e entender como a interação entre eles acontece é necessário para que as intervenções sejam realizadas de forma eficaz para cada perfil de atleta abordado.

Cada vez mais passamos a entender que uma lesão não diz respeito apenas à área lesada, mas que há um complexo esquema por trás e que não é possível realizar a prevenção e o tratamento de lesões sem levar em consideração a pessoa como um todo, suas percepções e sua interação com o ambiente.


Siga nas redes sociais Facebook Instagram para ficar sabendo de todas as novidades.

Agende seu horário via WhatsApp: (11) 99888-4008.

Consultório de fisioterapia em Guarulhos. Atendimento individualizado.

Conheça os serviços oferecidos: Programas de fisioterapia

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Dor e repouso: Mitos da fisioterapia

Vai começar a correr? Não cometa esses erros

Recovery, sono e performance

Princípios básicos do treino de força que você precisa seguir para evitar lesões


Cláudia Kanashiro é fisioterapeuta formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP Baixada Santista). Formou-se também em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP Rio Claro) e Osteopatia no Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual (IDOT Sorocaba/São Paulo). Atualmente atende na cidade de Guarulhos e possui programas de Fisioterapia em Reabilitação, Recovery e Osteopatia.