Epicondilite – Tratamento (fisioterapia)

out 30, 2018 Blog

Epicondilite – Tratamento (fisioterapia)

A epicondilite é uma síndrome dolorosa no cotovelo muito comum em atletas de tênis, squash e golfe. Leia o artigo e saiba mais sobre a epicondilite e o seu tratamento.

A epicondilite é uma síndrome dolorosa, geralmente na parte lateral do cotovelo, que acomete principalmente atletas do tênis, squash e golfe devido à sobrecarga e o sobreuso da articulação nas atividades esportivas.

Outro grupo que também é bastante acometido pela epicondilite é o grupo de trabalhadores manuais que exercem atividades repetitivas ou intensas com os membros superiores.

Como ocorre a epicondilite?

O termo epicondilite na verdade é errôneo, pois não há evidências de processo inflamatório no epicôndilo (parte óssea mais proeminente do cotovelo, onde se insere músculos e ligamento).

A teoria mais aceita é que a lesão e a dor ocorrem devido a tração repetitiva do epicôndilo, resultando em microrrupturas no tendão do músculo extensor radial curto do carpo, seguido de formação de fibrose e tecido de granulação, gerando uma área de vascularização anormal.

Dessa forma, ocorre uma alteração degenerativa do tendão e não inflamatória.

Sinais e sintomas da epicondilite

O paciente refere dor no cotovelo que pode irradiar no antebraço. Em atletas, a dor costuma ter início repentino e de rápida evolução (aumentando a intensidade). No grupo dos trabalhadores manuais, o início do sintoma é insidioso, gradual, tornando-se uma dor intensa e persistente.

A dor agrava-se com pequenos movimentos do cotovelo e pode comprometer tarefas da vida-diária e laborais.

Tratamento

A fisioterapia é recomendada como tratamento, tendo como objetivo diminuir a dor e melhorar a funcionalidade do cotovelo.

O repouso relativo é recomendado ao paciente, principalmente atividades repetitivas (seja no trabalho ou no esporte).

Para atletas, é necessário avaliar a biomecânica do gesto esportivo e realizar possíveis correções e troca de equipamentos.

Para os trabalhadores, a ergonomia do local de trabalho deve ser avaliada.

Técnicas e modalidades fisioterapêuticas indicadas:

Este artigo foi útil para você? Deixe seu comentário!

CONHEÇA OS NOSSOS SERVIÇOS DE FISIOTERAPIA EM GUARULHOS:

  • Recovery para atletas
  • Reabilitação – ortopedia e trauma
  • Prevenção de lesões
  • Terapia manual para tratamento de dor (dor na coluna vertebral, dores articulares, dores musculares, tendinites, dor de cabeça, problemas gastrointestinais, dor em ATM, entre outros)

Para agendar sua consulta, entre em contato pelo whatsapp: (11) 99846-8134.

Local de atendimento: CT Garra

Rua Soldado Adão Wojcik, 39 no Jardim Maia (próximo ao Bosque Maia) em Guarulhos.