Entorse de tornozelo

ago 21, 2018 Blog

Entorse de tornozelo

A entorse de tornozelo é uma lesão musculoesquelética frequente, com alta prevalência entre a população geral e indivíduos que praticam esportes.

 

Cerca de 40% de todas as lesões traumáticas do tornozelo ocorrem durante esportes e apesar da alta prevalência e incidência de entorses, apenas 50% dos indivíduos que sofrem esse tipo de lesão procuram atendimento médico.

Sabe-se que uma grande proporção de indivíduos com entorse de tornozelo desenvolverá instabilidade crônica do tornozelo. A instabilidade crônica pode ser definida como queixas persistentes de dor, inchaço e/ou instabilidade combinadas com entorses recorrentes por pelo menos 12 meses após a entorse de tornozelo inicial, o que, por sua vez, pode levar ao afastamento (de longo prazo) do trabalho e esportes.

O diagnóstico adequado, o tratamento e a prevenção da recorrência da lesão podem prevenir o desenvolvimento de sintomas associados a lesões a longo prazo.

Classificação

Em geral, as lesões do tornozelo são classificadas em três graus que representam gravidade crescente das lesões: grau I, leve torção de tornozelo; grau II, lesões moderadas com ruptura parcial de ligamento e grau III, lesão grave por entorse com ruptura total de ligamento.

Fatores de risco

  • Fatores de risco intrínsecos

Há uma série de fatores de risco intrínsecos, tais como: ADM (amplitude de movimento) de dorsiflexão limitada, propriocepção reduzida, déficit no controle postural e equilíbrio.

Fatores adicionais que podem contribuir para um aumento risco são: força reduzida, déficit de coordenação, baixa resistência cardiorrespiratória, ADM global de articulação do tornozelo limitada e tempo de reação diminuída. Em relação aos fatores de risco não modificáveis: as mulheres têm risco maior em comparação com os homens .

  • Fatores extrínsecos

Tipo de esporte praticado. A maior incidência de entorse de tornozelo foi encontrada para o aerobol, basquete, vôlei, esportes de campo e escalada.

No voleibol, o pouso após um salto é o mais importante fator de risco. Jogar futebol na grama natural, além de ser um defensor (42,3% de todas as entorses) aumenta a incidência de entorse. Em relação ao calçado, calçados com calcanhares mais altos (9,5 cm vs 1,3 cm) aumentam o risco.

Prognóstico

Após uma entorse aguda, a dor diminui rapidamente nas primeiras duas semanas após a lesão. No entanto, uma proporção substancial os pacientes relatam sintomas associados a lesões não resolvidas à longo prazo.

Em estudos que acompanharam pacientes após 1 a 4 anos da lesão, 5% a 46% dos pacientes ainda sentiam dor, 3% a 34% dos pacientes experimentam recorrência de entorse e 33% a 55% dos pacientes relatam instabilidade.

Apesar do tratamento inicial que consiste em imobilizações relativas e reabilitação física (fisioterapia), até 40% dos indivíduos tem apresentado instabilidade crônica após uma entorse de tornozelo. Isto pode indicar que nem todos fatores que contribuem para o sucesso ou fracasso da reabilitação são conhecidos.

Alguns dos conhecidos fatores prognósticos desfavoráveis identificados para o desenvolvimento de instabilidade crônica foram: incapacidade de saltar e aterrissar, deficiências no controle postural dinâmico, alteração cinemática do quadril e falta de estabilidade/aumento da frouxidão ligamentar após uma entorse de tornozelo.

Outros fatores que podem influenciar o prognóstico são a participação esportiva em alto nível, ser jovem, aumento do IMC e maior estatura.

A fisioterapia pode ser útil para melhorar a deficiências após uma  entorse e impedir a progressão para a instabilidade do tornozelo.

Tratamento

O tratamento funcional é clinicamente a estratégia de tratamento de escolha para as entorses de tornozelo.

Uma abordagem funcional (3-5 dias de descanso, gelo, compressão e elevação com descarga de peso precoce, após início de exercícios ativos) leva à retomada mais rápida do trabalho e das atividades de vida diária.

Para proteção, suporte de tornozelo (brace) pode ser indicado para facilitar o retorno ao trabalho.

Prevenção

Esforços preventivos contra primeiro episódio de entorse de tornozelo e episódios recorrentes são importantes. Tanto o treinamento neuromuscular (exercícios) e órteses de tornozelo foram provados benéficos como um investimento preventivo devido a custos sociais mais baixos.

Conheça os nossos serviços:

  • Tratamento de dores (muscular, articular e tendínea);
  • Recovery: Liberação miofascial e de pontos-gatilho, dry needling,  ventosa, Recovery Pump;
  • Reabilitação e prevenção de lesões.

Agende sua consulta: (11) 99846-8134 Whatsapp.

Local de atendimento: CT GARRA.

Rua Soldado Adão Wojcik, 39 no Jardim Maia (próximo ao Bosque Maia).