Dor lombar e exercício físico

mar 6, 2018 Blog

Dor lombar e exercício físico

Muito comum as pessoas terem dor lombar e evitar o exercício físico achando que poderá agravar a sua condição. Se você é uma dessas pessoas, saiba que o exercício físico é uma das melhores coisas a se fazer para se evitar e também para tratar dor lombar.

A lombalgia ou dor lombar é um dos maiores problemas mundiais de saúde.

Aproximadamente 84% da população adulta tem a experiência de dor lombar em algum momento de sua vida e a prevalência de dor após um um ano pode variar entre 22% a 65% na população.

A dor, perda de funcionalidade e diminuição da qualidade de vida relacionadas à dor lombar crônica contribuem para um considerável impacto sócio-econômico.

Os programas de exercício físico como fortalecimento, alongamento e treinos aeróbicos são benéficos para a dor lombar crônica.

Os pacientes com dor lombar crônica que aderem aos exercícios físicos alcançam resultados melhores comparados aos pacientes com baixa adesão. Porém, estima-se que 70% dos pacientes com dor lombar crônica deixam de aderir os exercícios que podem ser realizados em casa, apesar de estarem cientes dos benefícios para sua saúde.

A dor e o medo de se movimentar por causa dela podem contribuir para que o paciente evite a atividade física, persistindo assim a incapacidade funcional e a cronicidade dos sintomas.

Você está na dúvida por qual atividade começar para prevenir a dor lombar?

Que tal a caminhada? Ela é um método simples que pode te ajudar a “pegar o gosto” pela atividade física e posteriormente te fazer aderir a um programa de exercício físico.

A caminhada é uma atividade de baixo custo e bem acessível, além de ser um movimento fundamental para o ser humano e oferecer baixo risco de lesões musculoesqueléticas (articulares, musculares, ligamentares e tendíneas), ela também melhora a capacidade aeróbica, o índice de massa corpórea, a pressão arterial e os níveis de colesterol.

Chame um amigo e começa a caminhar, 30 minutos por dia já serão suficientes para que você comece a sentir os benefícios da atividade.

30 minutos por dia é muito para você conseguir iniciar? Que tal começar por um quarteirão por dia? Ou descer um ponto de ônibus antes do que você está acostumado? Se não anda de ônibus, porquê não deixar o carro um pouco mais longe do seu destino e completar o percurso com caminhada?

O importante é começar, mesmo que seja por pequenas distâncias. Comece!

Que tal um desafio? Desafie a si mesmo a realizar algum exercício físico por 5 dias seguidos! E aos poucos você criará o hábito de se exercitar. Depois me conta como é que foi, deixando seu comentário abaixo!