Cicatrizes e dor – Tratamento

jul 31, 2018 Blog

Cicatrizes e dor – Tratamento

Você sabia que cicatrizes podem ser a causa de dor no nosso corpo? Ou até mesmo influenciar a nossa postura?

Leia esse artigo se você quiser saber mais sobre as cicatrizes e tratamento de dor relacionada à cicatrizes patológicas.

A pele é o maior órgão do corpo humano e através dela ocorre importantes trocas de informações do nosso corpo com o meio ambiente.

Quando o sistema de entrada de informações da pele é alterado pro cicatrizes, a função e a capacidade de interação do ambiente externo e interno (nosso corpo) ficam prejudicadas.

As cicatrizes que influenciam o nosso sistema são chamadas de cicatrizes patológicas.

Esse tipo de cicatriz prejudica as informações captadas pelo nosso sistema, bloqueando a correção postural e tornando-se assim obstáculos para o sistema tônico-postural.

Vale ressaltar que nem todas as nossas cicatrizes possuem essa característica patológica. Podemos ter uma grande cicatriz que não influencia no nossso corpo e uma pequena que provoca alterações.

Características de cicatrizes patológicas:

  • Cicatriz retraída ou hipertrófica;
  • Sensibilidade alterada;
  • Cor avermelhada, escura ou pálida.

Como as cicatrizes influenciam nosso organismo?

Acompanhando a cicatriz, geralmente há uma fibrose, produção desorganizada de fibras de colágeno, que geram um aspecto de ondulações na região lesionada.

Quando não tratadas de forma correta geram aderências teciduais que prejudicam a mobilidade e funcionalidade dos tecidos envolvidos,gerando dor, acúmulo de toxinas, diminuição de fluxo sanguíneo, alterações de sensibilidade e alterações no tônus muscular.

Os tecidos envolvidos na cicatriz podem ainda causar problemas à distância em articulações e músculos. Quando uma parte do nosso corpo não desenvolve sua função, outra parte irá “trabalhar” mais para compensar essa falta de movimento.

Como consequência das cicatrizes patológicas, a musculatura estática poderá apresentar-se em  desequilíbrio, sofrendo compressões, torções e estiramentos (provocados por outros tecidos como musculares, articulares, ligamentares e fasciais).

À longo prazo,  essas forças anormais vão repercutir em desconfortos, como dor, fadiga, contraturas.

Outras formas que as cicatrizes patológicas podem influenciar nosso corpo:

Desregulação exteroceptiva

Os receptores da pele quando estirados pela cicatriz, transmitem informações que levam aos ajustes do tônus muscular.

Uma cicatriz pode fazer com que o tônus muscular esteja aumentado ou diminuído em sua região.

Desregulação humoral

O toque na cicatriz patológica pode aumentar a secreção de adrenalina no nosso corpo e desencadear outras reações no nosso corpo.

Desregulação energética

Com o corte na pele, alguns meridianos da acupuntura podem ser seccionados também, podendo causa um acúmulo ou esvaziamento de energia.

TRATAMENTO

O tratamento da fisioterapia consiste em técnicas de terapia manual, na qual o fisioterapeuta irá aplicar tensões necessárias nas aderências teciduais para que o tecido sofra rearranjo da sua estrutura.

Dessa forma pretende-se devolver a maleabilidade dos tecidos envolvidos, melhorando sua funcionalidade, além disso busca-se correções de hipomobilidades e alterações posturais relacionadas às cicatrizes patológicas.


Serviços oferecidos:

  • Tratamento de dores (muscular, articular e tendínea);
  • Liberação miofascial e de pontos-gatilho;
  • Dry needling;
  • Ventosa;
  • Terapia Manual;
  • Cinesioterapia – exercícios terapêuticos para prevenção e tratamento de lesões;
  • Aplicação de Kinesiotape e Dynamic Tape;
  • Recovery Pump.